Google Ads

Google Ads: entenda mais sobre a ferramenta!

Google Ads é uma grande ferramenta de link patrocinado na Internet. Uma de suas diferenças é o controle do seu orçamento e como você cobra por publicidade. Tanto por resultados (CPA) quanto por clique (CPC) ou visualizações (CPM).

Dessa forma, a ferramenta se destaca como uma das principais para gerar receita para o negócio e alcançar o sucesso online. Ou seja, na hora de buscar por links patrocinados, é quase impossível não pensar no Google Ads.

Mas apesar de muitos já terem ouvido falar na ferramenta, nem todos sabem como ela funciona. Muito menos, aliás, na forma como ela pode gerar receitas.

Sendo assim, para ajudar quem deseja conhecer mais sobre o Google Ads, separamos aqui um conteúdo completo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é e como funciona o Google Ads?

Em primeiro lugar, precisamos entender o que é e como funciona o Google Ads. Em resumo, ele é uma plataforma de publicidade do Google (anteriormente conhecida como Google AdWords).

Através dele, é possível promover serviços e produtos na Internet de maneira eficaz e rápida. Para isso, você paga apenas quando as pessoas clicam para acessar seu site, ligar para sua empresa ou visualizar conteúdo.

Além disso, outro dos vários benefícios dele é permitir que seus anúncios sejam exibidos no momento certo para as pessoas. Ou seja, é possível atingir quem procuram pelo que você fornece.

Assim, seja em um dispositivo móvel ou computador, seus clientes poderão achar links patrocinados quando acessarem um site parceiro na plataforma. Outras formas de anunciar são pelas pesquisas no Google ou vídeos no YouTube. Atualmente, o Ads é a principal fonte de receita do Google.

Ótimos motivos para anunciar no Google Ads

Com isso, o Google Ads se destaca como uma das melhores ferramentas de anúncio na internet. Isto é, um ótimo anúncio deverá chegar no melhor momento nas pessoas certas.

É por isso que a publicidade é uma boa escolha para quem deseja promover seus serviços, negócios ou produtos de forma mensurável, direcionada e segmentada.

Contudo, não é só isso que faz do Ads um líder no quesito. Continue lendo e aprenda os detalhes de cada diferença que somente o Google Ads poderá fornecer ao seu negócio.

Controle de investimento

Em primeiro lugar, um dos melhores benefícios que ele garante para qualquer empresa é o controle de investimentos. Por meio de campanhas, grupos de anúncios e anúncios temos o controle sobre investimentos, sendo possível gerenciá-los por custo diário e/ou mensal para cada campanha.

Isto é, você pode determinar o custo mensal, diário e por campanha. Também é possível optar pela cobrança de quando o anúncio recebe cliques (CPC), a cada 1000 impressões (CPM), ou somente quando ocorre uma conversão no site (custo por aquisição ou CPA).

Da mesma forma, se o anúncio estiver em formato de vídeo, haverá também um CPV, o custo por visualização. Aqui, quando a pessoa assistir ao seu vídeo por 30 segundos (ou todo o vídeo, se menos de 30 segundos) ou interagir com elementos interativos (como botões de call to action), você será cobrado, o que ocorrer primeiro.

Poder de Segmentação

Outro motivo que faz do Google Ads uma excelente ferramenta é o poder de segmentação que ela proporciona. Assim, além de fornecer anúncios para quem está interessado, ele traz diferentes maneiras de direcionamento, tornando a exibição de anúncios mais eficaz. Veja os segmentos disponíveis abaixo:

  • Idioma, idade e local: a plataforma permite que você escolha a idade, local e idioma das pessoas que serão afetadas através do anúncio.
  • Local de exibição do anúncio: você pode escolher onde colocar seus anúncios: sites pessoais (como blogs), mecanismos de pesquisa ou sites comerciais.
  • Público-Alvo: com a segmentação de público-alvo, você pode exibir anúncios para pessoas estrategicamente importantes para sua empresa. Além disso, mesmo que essas pessoas estejam navegando em sites, usando apps ou assistindo a vídeos que não estão diretamente relacionados a seus serviços e produtos.
  • Palavras-chave ou keywords: os anúncios serão exibidos para usuários que realizam pesquisas no Google usando frases ou palavras que representam serviços e produtos.
  • Programação (frequência, dias e horários): você pode exibir anúncios em horários ou dias da semana específicos. Também é possível escolher a frequência com que esses anúncios são exibidos.
  • Segmentação por dispositivo: os anúncios podem ser exibidos em todas as categorias de dispositivos (smartphones, computadores, laptops e tablets). Com isso, é possível ajustar a hora e o dispositivo onde os anúncios são exibidos.
  • Segmentação por canais e tópicos: a plataforma permite que você selecione alguns temas específicos (como receitas de doces caseiros). Assim, os anúncios serão exibidos em diversos sites sobre esse tema. Para as atividades realizadas nesta plataforma, você também pode escolher um canal específico do YouTube para colocar anúncios.

Ou seja, o Google Ads como ferramenta de anúncio conta com um grande poder de aquisição de audiência. Estas são algumas metas do Ads, e você pode até combiná-las para exibir anúncios relevantes e criativos, tornando a publicidade mais eficiente do que qualquer outra mídia.

Custo do Google Ads

Apesar de ser mais um investimento, a publicidade é um meio relativamente mais econômico do que outra mídia tradicional. Mesmo se a compararmos com outros sites que forneçam espaço publicitário (como grandes portais), o retorno sobre investimento tende a ser maior.

Sendo assim, é necessário pensar no valor necessário para investir em mídia tradicional, como outdoors, televisão e rádio, e na capacidade de medir resultados. Em resumo, é bastante difícil comprovar e medir o retorno da mídia tradicional.

Contudo, a publicidade digital te permite começar com pequenas coisas, avaliar o comportamento do público e sentir as recompensas. Assim, com uma boa análise dos resultados, você pode aumentar gradativamente o investimento.

“Mas alguém me disse que está ficando cada vez mais caro. É verdade?”

De fato, com o passar dos anos, tem sido normal que o custo por clique de palavras-chave em determinados segmentos de mercado aumente. E isso se deve à entrada de novos concorrentes. Mas de qualquer forma, a mídia ainda é uma das melhores opções para um retorno mensurável e rápido do investimento.

Se a campanha for criada por alguém que entende do assunto, vale a pena considerar. No entanto, se a campanha não for otimizada e concluída com o devido cuidado, a publicidade poderá ficar muito mais cara do que deveria. Sendo assim, sempre faça sua campanha com alguém que entenda do assunto ou busque informações para não cometer erros.

Potencial de expansão

O Google é o grande mecanismo de pesquisa do mundo, e isso não é novidade. O famoso termo “google it” já ultrapassou as barreiras culturais e se tornou uma coisa onipresente na vida das pessoas.

Além disso, quando temos uma dúvida, imediatamente buscamos a resposta por meio do Google. Os mecanismos de pesquisa são usados ​​para encontrar informações relevantes sobre lugares, produtos e serviços, e responder a perguntas.

Este momento de interesse tem um maior potencial, pois se uma empresa tem uma solução para um problema, nada mais relevante do que estar presente e apresentar uma solução para o problema.

Inscreva-se em nosso blog

Receba nossos principais posts diretamente em seu email

Compartilhe

Outros artigos

google-ads-trafego-pago
Marketing Digital

Google Ads

Google Ads: entenda mais sobre a ferramenta! Google Ads é uma grande ferramenta de link patrocinado na Internet. Uma de suas diferenças é o controle

Ler o artigo »
Efeito Digital

Preencha o formulário e em breve um de nossos analistas entrará em contato.

Está de saída?

Antes de partir, que tal um orçamento rápido pelo WhatsApp?

Quer melhorar os resultados da sua empresa?

Fale conosco agora através do WhatsApp

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Efeito Digital
Olá ​​​​​👋​ !

Vamos conversar sobre o seu projeto?

Como podemos te ajudar?

Estamos aqui para você. 😊​