Marketing digital e o que ele pode fazer pelo seu negócio

Marketing digital e o que ele pode fazer pelo seu negócio

Marketing digital e o que ele pode fazer pelo seu negócio

Não podemos negar que a internet, nos dias de hoje, é um dos principais meios de comunicação e de socialização das pessoas, papel esse que antes era do telefone, da carta, do rádio e da televisão. Atualmente, é muito difícil encontrar uma pessoa que não esteja conectado nas mídias digitais e, por esse motivo, as empresas passaram a fazer propaganda de seus produtos também através da internet por meio de uma técnica chamada marketing digital. Nesse contexto, se você deseja saber mais como isso funciona e como usar ele a favor do seu negócio, confira o artigo abaixo!

O que é Marketing digital?

Uma empresa precisa fazer com que as pessoas comprem os seus produtos. Para isso, uma das estratégias utilizadas no mercado é a de marketing, que nada mais é do que fazer a propaganda do produto, seja essa propaganda feita através de panfletos, chamadas no rádio, comerciais de TV, outdoors, por meio de ligação telefônica, comercial na traseira de ônibus e diversas outras formas. Através dessas propagandas, as empresas anunciam para as pessoas os seus produtos e, assim, aumentam as vendas.

Nesse contexto, a partir do início dos anos 2000 e com a difusão do acesso à internet, as formas como os clientes consomem essa propaganda precisou mudar, visto que é cada vez maior o número de pessoas que estão conectadas no mundo online. Por esse motivo, surgiu o Marketing Digital, que nada mais é do que o conjunto de estratégias de propaganda que são criadas para atingir o público alvo de uma empresa durante uma campanha publicitária.

Basicamente, podemos definir Marketing Digital como sendo ações de comunicação que visam divulgar determinado produto ou serviço. Ou seja, são estratégias que são usadas para que o cliente possa encontrar informações sobre a empresa que está sendo divulgada. Entre os tipos de estratégias disponíveis, existem, por exemplo, marketing de conteúdo, e-mail marketing, SEO e diversas outras que falaremos ao longo deste artigo.

Quais são as principais vantagens de utilizar estratégias de Marketing Digital para a sua empresa?

Muitos empresários já perceberam que a propaganda é a alma do negócio e que, para ter mais clientes, uma empresa precisa ser conhecida e é aí que entra a propaganda. No entanto, é preciso ter consciência sobre as melhores estratégias, pois, já pensou em gastar milhares de reais para mandar fazer um outdoor da sua empresa e ele ser colocado em uma via que não passa quase nenhum carro? Isso significa que o alcance da propaganda é baixo.

Nesse contexto, a internet, se comparada a outras mídias, tem diversas vantagens, por exemplo:

  • Tem muita gente conectada a internet e quase todo mundo utiliza das redes quase todos os dias, o que aumenta – e muito – as chances de a sua propaganda ser vista;
  • Se comparado com outros tipos de propaganda (televisivas, de panfleto, entre outras), o Marketing digital é bem mais barato;
  • O retorno do marketing digital é mais rápido, pois as pessoas podem procurar pela sua empresa no mesmo minuto em que encontram o seu anúncio;
  • Você não precisa ter que lidar com a logística de material impresso (armazenamento, gente para instalar ou entregar, entre outras coisas);
  • Os clientes de hoje em dia gostam (e até preferem) o marketing digital, pois ele é mais pessoal, personalizado e permite a interatividade (o que também é ótimo para a sua loja, pois, quanto mais os clientes interagem com a sua campanha, maior é o alcance dela);
  • Te dá a chance de fazer uma campanha direcionada especificamente para o seu público alvo. Se comparado com propagandas televisivas, por exemplo, as transmissões atingem muitas pessoas, no entanto, boa parte de quem vê o comercial não faz parte dos possíveis clientes. Nesse contexto, por exemplo, dá para selecionar se o seu público é prioritariamente composto por mulheres, jovens, adultos, entre outras coisas;
  • Você não precisa ser uma empresa de grande porte para investir, pois as estratégias de Marketing Digital são extremamente democráticas;
  • Dá para você mensurar se as estratégias são efetivas para o seu negócio ou não;
  • Dá para você mudar mais fácil de estratégia de marketing caso a que você esteja usando não esteja dando certo;

Quais são as principais estratégias de Marketing Digital usadas atualmente?

Para atingir os seus clientes e, consequentemente, aumentar a suas vendas, você pode usar diversas estratégias de Marketing. Por exemplo:

  • Inbound marketing: essa é uma estratégia na qual a empresa usa a necessidade do cliente para atrair mais gente e despertar interesse no público alvo. Basicamente, é uma estratégia na qual os clientes, quando possuem uma necessidade e vão procurar pelo produto, encontram a sua marca;
  • Marketing de Conteúdo: outra estratégia que pode ser usada para fazer com que cada vez mais pessoas conheçam a sua marca ou o seu produto é oferecendo conteúdos gratuitos na internet. Nesse caso, por exemplo, vamos imaginar que você vende pneus, então, se você cria um site (ou uma página nas redes sociais) e faz posts nele falando sobre carros, maiores são as chances de que alguém encontre a sua página na internet, pois não precisa pesquisar apenas por “pneus”;
  • Redes sociais: hoje em dia, a maneira mais rápida e fácil de atrair clientes para uma empresa é através das redes sociais. Isso porque, atualmente, nem todo mundo utiliza ferramentas como o Google todos os dias, mas, a maioria das pessoas abrem o Instagram diariamente (e passam horas usando essa rede social). Nesse contexto, apostar na presença da sua empresa nas redes sociais é muito importante, pois, assim, você vai atrair cada vez mais gente;
  • Materiais educativos: dependendo do que você vende e de qual é o seu público alvo, disponibilizar materiais de educação pode ser uma excelente estratégia para melhorar o seu marketing digital e atrair cada vez mais clientes. Por exemplo, se você vende materiais hospitalares, um tutorial de como usar corretamente a máscara de proteção pode ser uma excelente estratégia nas redes sociais, pois isso gera engajamento. Já se você for, por exemplo, professor de inglês, um e-book com estratégias de aprender o idioma também pode ser ótimo;
  • E-mail marketing: outra estratégia que está sendo muito adotada nos dias de hoje são as newsletter no e-mail. Com elas, a empresa envia conteúdo através de uma lista de transmissão para o endereço de e-mail do cliente;
  • SEO: o Search Engine Optimizaton são técnicas para fazer com que os clientes encontrem o seu perfil ou página através dos mecanismos de busca (seja google ou no “search” do instagram);
  • Mídia paga: quando você paga para aparecer entre as primeiras opções de pesquisa do Google, por exemplo, ou cria um anuncio nas redes sociais;
  • CRO: é uma sigla que significa “otimização de conversão”, ou seja, uma estratégia que permite aumentar a conversão de pessoas que encontram a sua página na internet em clientes;

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